Jogos Escolares Brasileiros voltam a Brasília após 19 anos
A partir desta quinta-feira (26), mais de cinco mil estudantes-atletas de todo o país vão competir em 18 modalidades; GDF investiu R$ 7 milhões para garantir a hospedagem dos participantes durante todo o período de competição
A edição de 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) marca o retorno da maior competição escolar do país à capital federal, após 19 anos. Os jogos vão ocorrer entre esta quinta-feira (26) e o dia 9 de novembro, contando com mais de 5 mil estudantes-atletas, com idade entre 12 e 14 anos, provenientes de todos os estados e do Distrito Federal. A abertura oficial do evento será na sexta-feira (27), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A grande festa do desporto escolar nacional contará com competições nas modalidades de atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez, além de duas modalidades de demonstração, esgrima e curling.
Para a realização dos jogos, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL) destinou R$ 7 milhões que serão utilizados para garantir a hospedagem dos participantes durante todo o período de competição. Na avaliação do titular da pasta, Julio Cesar Ribeiro, o investimento marca um novo momento para o esporte no DF. Para ele, receber delegações de todos os estados reforça o compromisso da SEL em potencializar o esporte educacional.
“O esporte é uma ferramenta pedagógica essencial para promoção da inclusão social. Com a realização dos JEBs aqui na nossa cidade, os atletas poderão desfrutar de um dos melhores momentos de sua vida acadêmica, ao trocar experiências e ao mesmo tempo garantir bons resultados durante o evento. Estamos felizes em poder contribuir com esse retorno após 19 anos. Isso fortalece Brasília como cenário ideal para receber grandes competições, além de fomentar o turismo esportivo”, declara.
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, comentou sobre os pilares que sustentam a CBDE e o norteio das competições esportivas educacionais, como equidade de gêneros e a participação integral de todos os estados e do DF: “Os JEBs são alguns dos únicos eventos mundiais que conseguem manter uma igualdade de número de competidores entre os gêneros masculino e feminino, por uma política implementada pela CBDE, que segue sendo um dos nossos pilares. Outro ponto estratégico que valorizamos é a garantia da participação de todo o Brasil, com custeio dos deslocamentos interestaduais para os estados que estavam com dificuldade”.